Arquivar novembro 2018

O que é Storyboard e o que tem a ver com o ensino à distância?

Storyboard é um roteiro desenhado. É um organizador gráfico tal como uma série de ilustrações e imagens arranjadas em sequência com o objetivo de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado. Se assemelha a uma história em quadrinhos.

A criação do storyboard é atribuída a um dos primeiros cineastas, o francês Georges Méliès. O processo de storyboarding, no formato em que é conhecido atualmente, foi desenvolvido por Webb Smith do Walt Disney Studios durante o começo da década de 1930, depois de anos de utilização de processos similares em outros estúdios de animação.

Na área de ensino à distância nós também usamos o storyboard pois que servem de embasamento à construção do curso online.

É importante usarmos o storyboard nos projetos de ensino à distância, principalmente se temos uma equipe de trabalho para produzir o curso.

Aliás, é uma prática comum para muitos clientes assinar o contrato depois de terem aprovado o storyboard do projeto de ensino `a distância (EAD). Revisar o storyboard de EAD com o cliente, portanto, é parte integrante da fase de iniciação do projeto. Obter a aprovação do cliente para a versão principal neste estágio garante que o curso de eLearning que você irá desenvolver é exatamente o que o cliente está procurando.

Em trabalho de equipe para criação de um curso EAD, ao término da confecção do storyboard do curso, deve ser o mesmo enviado ao gerente de projetos EAD.

Podemos afirmar que os storyboards de ensinos à distância nunca chegam ao fim. Não podemos esquecer que o processo de desenvolvimento de Storyboards de EAD tem tudo a ver com revisões. Não hesite em revisar repetidas vezes até sentir que são atendidos não apenas aos objetivos de aprendizado do curso online, mas também aos padrões qualitativos que você definiu como profissional de EAD.

Fonte: www.shiftelearning.com